quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

RESUMO:OLIVEIRA,VITOR MARINHODE.O LABIRINTO.IN:O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA,SÃO PAULO,EDIÇÃO BRASILIENSE,1983.

ERNESTINA SACRAMENTO
A GINÁSTICA TEM POR IDEAL REGULAR A ASSIMILAÇÃO E A DESASSIMILAÇÃO E OBTER A SIMETRIA FISIOLÓGICA DA VIDA ORGÂNICA.A GINÁSTICA ARTIFICIAL USA EXERCÍCIOS ANALÍTICOS,JÁ O EXERCÍCIO NATURAL APLICA A MOVIMENTAÇÃO DO CORPO.OS SINAIS DE EXPRESSÃO ESPONTÂNEA DO SER HUMANO REALIZAM ATIVIDADES INDEPENDENTES DAS DIVERSAS REGIÕES DO CORPO.ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADQUIRIU STATUS,PODENDO FAZER O MESMO EM UM ADMIRÁVEL DISCURSO SOBRE ESTES ASSUNTOS.O ESPETÁCULO CULTURAL TRAZ UMA INTEIRA PRESENÇA DO PÚBLICO TORNANDO-O O AUTOR E ESPECTADOR AO MESMO TEMPO,O JOGO É O MEIO CAPAZ DE PROPORCIONAR UM ENSINO ESPONTÂNEOE NATURAL. ESPORTE EXERCE UMA ATRACÃO SOBRE OS SERES DE UMA SOCIEDADE.O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA :É O MOVIMENTO HUMANO.A CIÊNCIAÉ QUEM ESTUDA O HOMEM EM MOVIMENTO.
GRADUANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA,PRIMEIRO SEMESTRE MATUTINO,UNIRB.

2 comentários:

Cidmar Neves disse...

Olá Tina, seu resumo está super legal!!!
Parabéns...

BjOoOoOoO...

Ass: Cid

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Ernestina,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma. Preste atenção nas
potuações.

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo:
Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central
(primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto
(terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0,
é referente à sua autonomia na escrita.
Quanto aos critérios, você incia cumprindo com o terceiro: expõe os caminhos que o autor
percorre para sustentar o tema e a perspectiva central. Para tanto, adianto que “O texto tem
como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina
Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar
responder a tal questão, Oliveira recorre à perspectiva dos estudos historiográficos e a uma
reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física
pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação
física vem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e
ciência”. Dessa forma, seu resumo tal como está inicia deste ponto. Ou seja, se for reformulá-lo
você deverá colocar essas prerrogativas para então continuar com o resumo que você publicou.
Mas, de qualquer forma, seu resumo precisa de outros ajustes. Para tanto, alerto que um resumo
deve presar pela exposição das idéias chave de maneira descritiva, sem contudo descrever
puramente o texto. O que você faz é essa segunda opção. Explico! Você inicia falando da
ginástica que "tem por ideal regular a assimilação e a desassimilação e obter simetria
fisiológica da vida orgânica". Certo! Bastaria dizer que o autor expõe a concepção de
"ginástica platônica". OU seja, essa ginástica que você descreveu puramente nada mais é do que
a concepção de ginástica platônica. Portanto, substitua a descrição pura pela concepção
e fundamento. No caso da "ginástica artificial" você faz o mesmo, a descreve puramente com
as palavras do autor, sendo que bastaria você dizer que se trata da ginástica moderna
preconizada por Merculiare. Mais ainda, para fechar essa parte, deve-se colocar que ambas as
ginásticas têm suas bases nas noções de medicina, sendo que a ginástica platônica é mais
ampla e a moderna mais restrita ao físico. Quanto ao restante, o comentário acima permanece.
Você faz a descrição pura sem capturar a idéia central. Por exemplo, quando você fala do
"espetáculo cultural", deveria ter expresso como a educação física se articula a isso.
Por enquanto é só.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.