quarta-feira, 2 de abril de 2008

RESUMO:PAULO GRIRALDELLI JR.DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRESSISTA.IN:ED. LOYOLA,SÃO PAULO,BRASIL,1998.

Ernestina Sacramento Souza
EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA da ênfase da saúde,está em primeiro plano,para tal concepção cabe s educação física um papel fundamental na formação do homem e da mulher sadios,fortes,dispostos a ação.A educação física higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas.É uma concepção que se preocupa em erigir a educação como agente de doenças infecciosas e dos vícios.
EDUCAÇÀO FÍSICA MILITARISTA é acima de tudo uma concepção visa impor a toda sociedade padrões de comportamento esteroitipados,frutos da conduta disciplinar.Ela também está seriamente preocupada com a saúde individual e com a saúde pública tendo como objetivo principal a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate ,a luta,a guerra.Na educação física militarista a pratica de esporte,jogos recreativos só tem utilidade se visam na eliminação dos “incapacitados físicos”.A coragem,a vitalidade compõe a educaçào física militarista.
EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGICISTA é a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a educação física não somente como prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude,mas sim de encarar como prática educativa,ela está preocupada com a juventude que freqüenta as escolas.O sentimento corporativista de valorização do profissional que permeia a concepção pedagogicista.
EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETITIVISTA seu objetivo é a caracterização da competição e a superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna.A educação física é sinônimo de desporto e este sinônimo de verificação de performance.
EDUCAÇÃO FÍSICA POPULAR se sustenta quase exclusivamente numa “teorização”transmitida oralmente entre as gerações de trabalhadores deste país.Não está preocupada com a saúde pública pois entende que tal questão não pode ser discutida independentemente do levantamento da problemática pela atual organização do país.
Graduando em edúcação física,UNIRB primeiro semestre ,matutino.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Ernestina
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:

Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de
educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a
educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central
(primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto
(terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0,
é referente à sua autonomia na escrita.

Veja bem, o autor trata da Educação Física Progressista no livro como um todo. Mas, os texto
que passei a vocês, ele trata apenas da caracterização das cinco correntes ou concepções da
educação física brasileira, as quais você cita na seqüência. Mais ainda tais concepções não
são subjacentes à concepção de “Educação Física Progressista”, essa é diferente e crítica em
relação a todas as outras cinco. Quanto à exposição de cada corrente, está bom, sobre e exposição de cada uma das correntes, você não explicita
as filosofias subjacentes de cada uma delas. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo,
liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular, você faz o mesmo que no resumo anterior
abordando cada uma delas sem antes apresentar o tema centrale a perspectiva do autor.
Mas, sobre o terceiro critério você faz um bom trabalho, contudo necessitando construir
maior autonomia na escrita, já que, seu resumo foi escrito muito preso às palavras e frases do
do autor. Mas, entendo que é um momento inicial onde esse tipo de procedimento é importante
desde que você o supere.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.