quinta-feira, 15 de maio de 2008

RESUMO;BETTI,MAURO.IN:A JANELA DE VIDRO,SP:PAPIRUS,1998.

ERNESTINA SACRAMENTO SOUSA
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL DESCORRE DE DUAS GRANDES MATRIZES QUE GERAM OS DIVERSOS ENTENDIMENTOS ATUAIS:UMA QUE A VÊ COMO CIÊNCIA(BÁSICA OU APLICADA)OUTRA QUE A VÊ COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA.NA PRIMEIRA MATRIZ CONSIDERA-SE A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA CIÊNCIA AUTÔNOMA QUE POSSUI SEU PRÓPRIO OBJETO DE ESTUDO(AÇÃO MOTORA,MOVIMENTO HUMANO ETC.)E SE CARACTERIZA POR SER UMA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDICIPLINAR.A MATRIZ PEDAGÓGICA É UMA DAS PRINCIPAIS RESPOSTAS À CRISE DA DÉCADA DE 1980, QUE QUESTIONOU OS FUNDAMENTOS E O PAPEL SOCIAL DA EDUAÇÀO FÍSICA E RESULTOU DA APLICAÇÃO,DAS CHAMADAS TEORIAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS APÓS UMA TENDÊNCIA EM PRINCÍPIO HUMANISTA OU ESCOLA NOVISTA.HOJE EM DIA NINGUÉM MAIS FAZ AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA,MAS DE AERÓBICA,HIDROGINÁSTICA,MUSCULAÇÃO.A TERMINOLOGIA SÓ SUBSISTE NA ESCOLA ONDE TODAVIA É QUASE SINÔNIMO DE ESPORTE.ENTENDEMOS EDUCAÇÀO FÍSICA COMO UM CONCEITO CONTEMPORÂNEO QUE SURGE NO SÉCULO XVIIIPELA VOZ DE FILÓSOFOS PROCUPADOS COM A EDUCAÇÃO,E QUE ATÉ HOJE NÀO DESENVOLVEU SUAS POTENCIALIDADES CULTURAIS.O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA É HOJE UM ELEMENTO DO IMAGINÁRIO SOCIAL.O ESPORTE,A DANÇA , AS GINÁSTICAS TORNAN-SE CADAVEZ MAIS PRODUTOS DE CONSUMO E OBJETOS DE CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES AMPLAMENTE DIVULGADAS PARA O GRANDE PÚBLICO.HÁ MUITAS PRODUÇÕES DIRIDAS AO PÚBLICO ADOLECENTE,CRIANÇAS TOMAM CONTATO COM PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS DO MUNDO ADULTO.SOMOS TODOS CONSUMIDORES POTENCIAS DO ESPORTE/ESPETÁCULO COMO TELESPECTADORES OU TORCEDORES NOS ESTÁDIOS.A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO TENDE A SER SOCIALMENTE PARTILHADA QUER COMO PRÁTICA ATIVA QUER COMO SIMPLES INFORMAÇÃO.A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE FORMAR O CIDADÃO CAPAZ DE POSICIONAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DAS NOVAS DA CULTURA CORPORAL.A EDUCAÇÃO FÍSICA JÁ NÃO É UMA PRÁTICA CORPORAL CONCRETA,ELA É,TODAVIA,UM CONCEITO BASEADO NO QUAL SE PODEM PROPOR MODELOS DE PRÁTICA NA ACADEMIA,NO ESPORTE,NA RECREAÇÃO,NO LAZER,E NÃO APENAS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR,COMO PENSA A MATRIZ PEDAGÓGICA.
FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES DA ED.FÍSICA E DO ESPORTE,MATUTINO,PRIMEIRO SEMESTRE,UNIRB

Nenhum comentário: